A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a celebração de um protocolo com a Associação Empresarial que prevê um investimento de mais de 200 mil euros em ornamentação e iluminação natalícia.
Na última reunião do mandato autárquico, a proposta de protocolo foi aprovada por unanimidade e será celebrada entre a Câmara e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, sendo que o valor é o mesmo de 2024.
Na apresentação da proposta, o autarca socialista justificou a aprovação do protocolo na última reunião ordinária do mandato, “para não pôr causa “um momento de atração da cidade devido ao período eleitoral que se avizinha e para que a Associação Empresarial tenha tempo para concretizar a iniciativa”.
Este ano serão iluminados mais locais, que em 2024, “nomeadamente com as fachadas da Capela das Almas, Sé Catedral e Igreja de S. Domingos”.
De acordo com a lista de locais que serão ornamentados constam-se cerca de 36, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade, para dinamizar a economia local.
A proposta hoje aprovada “inclui uma comparticipação financeira no valor de 185.000 euros + IVA, com vista à animação do centro histórico e outros locais da cidade, nesta época festiva”.
A ornamentação/iluminação de Natal, permanecerá entre o dia 08 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Segundo a proposta, uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários que unem som e luz são alguns dos apontamentos da ornamentação natalícia.
“Na conceção e operacionalização destes elementos, conforme tendência adotada nos anos anteriores, serão tidas em consideração as recomendações para a redução dos consumos energéticos, por via da utilização de luminárias LED e da limitação dos períodos em que as mesmas estarão ligadas”, sublinha a proposta.
Além da ornamentação e iluminação da cidade, a autarquia promove, habitualmente um programa de animação, com diversas atividades para as crianças, mercados de Natal para os artesãos do concelho, espetáculos, entre outras iniciativas.