Altominho.tv

Romaria d’Agonia arranca hoje em Viana do Castelo

A Romaria d’Agonia começa esta terça-feira, em Viana do Castelo, reunindo mais de 5.000 participantes nos diversos quadros e momentos de fé, tradição e cultura que se prolongam até 20 de agosto. O evento combina música, desfiles, procissões, espetáculos pirotécnicos e atividades que atraem visitantes nacionais e estrangeiros.

A programação integra oito bandas filarmónicas, com cerca de 480 músicos, dez grupos de bombos com aproximadamente 180 elementos e 27 grupos folclóricos que reúnem 810 participantes.

Entre os momentos mais emblemáticos está o Desfile da Mordomia, a 14 de agosto, que contará com mais de 1.000 mordomas trajadas à vianesa, e o Cortejo Histórico-Etnográfico, no dia 16, que terá como tema “História e Tradição – isto é Viana” e envolverá 3.500 figurantes, 30 freguesias, 22 tocatas e 33 carros alegóricos.

No dia 20 de agosto, data dedicada à padroeira, realiza-se a Procissão ao Mar, precedida pela confeção dos tapetes floridos da Ribeira. Durante a madrugada, mais de 200 pessoas trabalham na criação de desenhos com 40 toneladas de sal colorido.

O cartaz inclui também quatro momentos de fogo de artifício, num total de mais de uma hora, distribuídos pelo Fogo Preso, Fogo do Meio, Serenata e Fogo da Santa.

Com raízes em 1751, a Romaria d’Agonia atrai atualmente mais de 1,2 milhões de visitantes. Este ano, pelo terceiro ano consecutivo, o evento prolonga-se por nove dias, com novidades como a “Romaria dos Pequeninos” e a ampliação do “Sunset da Romaria” para quatro noites.