O município de Viana do Castelo conta com mais 15 balcões SNS24, dos quais 14 nas freguesias de Alvarães, Afife, Meixedo, Mujães, Nogueira, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Subportela, Outeiro, Torre, Vila Franca, Vila Mou, Vila Nova de Anha e Vilar de Murteda e, ainda um balcão a funcionar no Serviço de Atendimento ao Munícipe – SAM da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Estes balcões estão instalados nas sedes das Juntas de freguesia com o objetivo de promover o acesso e prestação de serviços digitais e telessaúde ao cidadão, no âmbito da circunscrição territorial do concelho.
O Balcão SNS 24 é um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.
“São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica (denominados de Mediador Digital) para prestar apoio aos cidadãos, sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. Viana do Castelo conta com 30 novos mediadores digitais que estarão disponíveis para o atendimento nestes novos balcões”, deu nota a autarquia.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado e/ou acesso mediado. O acesso facilitado é realizado pelo utente com suporte do funcionário do Balcão SNS 24, o utente efetua a sua autenticação na área pessoal do portal. O acesso mediado é efetuado pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da “Área Administrativa”. Este funcionário recebe formação e faz a sua autenticação nesta área.