Altominho.tv

Parceria entre a Refood e empresa de software Webincode resulta em plataforma inovadora

A Webincode, empresa especializada em soluções digitais, desenvolveu uma plataforma inovadora para otimizar a gestão das disponibilidades dos voluntários do núcleo da Refood de Viana do Castelo.

Este projeto “reforça o compromisso da empresa com iniciativas locais de impacto social”, deu nota a Refood.

A nova plataforma, para gestão interna do núcleo, “permite uma organização mais eficiente da disponibilidade dos voluntários, facilitando a operacionalização dos turnos no centro de operações e nas rotas de recolha de alimentos”.

Ao centralizar toda a informação num único sistema, “permite-se assim reduzir a carga administrativa das equipas de coordenação e de gestão de voluntários e a rentabilização de recursos”.

Antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, a equipa da Webincode participou numa ação de voluntariado, tanto no centro de operações como nas rotas de recolha.

“Esta experiência imersiva foi fundamental para compreender a dinâmica da Refood e desenhar uma solução eficaz e adaptada às necessidades específicas da organização”.

Através da plataforma, os voluntários têm acesso à agenda semanal e podem escolher os dias e horários pretendidos.

Para quem faz as rotas de recolha, o sistema oferece funcionalidades adicionais, como o cálculo de percursos otimizados com base na localização geográfica, no horário de recolha e folgas das fontes alimentares (restaurantes parceiros Refood).

“A Refood é um exemplo de solidariedade e impacto positivo na comunidade. Queríamos contribuir com uma solução digital que tornasse o trabalho dos voluntários e coordenadores mais simples e eficiente. Procuramos aliar o digital, a tecnologia e o impacto positivo a um projeto com propósito”, afirma Tiago Fernandes, CEO da Webincode.

A Refood é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a combater o desperdício alimentar e apoia pessoas em situação de vulnerabilidade.

Através de uma rede de voluntários, recolhe e redistribui os excedentes alimentares.