A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) concluiu recentemente o projeto “FBAC: 47 anos de promoção da arte contemporânea”, financiado pelo NORTE 2030, que permitiu modernizar o Museu Bienal de Cerveira e, pela primeira vez, abrir ao público a sua reserva museológica, disponível agora para visitas mediante marcação prévia.
Com mais de 700 obras reunidas desde 1978, a coleção da FBAC constitui um dos mais significativos acervos de arte contemporânea em Portugal. Este projeto permitiu não só a requalificação das reservas museológicas com sistemas de conservação de última geração, como também a criação de condições técnicas e expositivas que tornam este espaço acessível ao público, promovendo a fruição direta do património artístico da Fundação.
O investimento traduziu-se na instalação de sistemas de controlo ambiental (temperatura e humidade relativa), aquisição de mobiliário técnico especializado e modernização da galeria com iluminação LED, garantindo melhores condições de conservação, segurança e fruição das obras.
A nova reserva museológica pode ser visitada, mediante marcação prévia de três dias úteis.