Bianca Varajão, Leandra Cunha e Matilde Gachineiro, naturais de Paredes de Coura, foram escolhidas para participar nos International Theatre Dance Awards (IDTA Awards), um dos mais conceituados eventos de dança do mundo, a realizar no Reino Unido em 2026.
Esta é a primeira vez que bailarinas do distrito recebem esta distinção, refletindo a excelência alcançada nos exames oficiais da International Dance Teachers’ Association (IDTA).
“Desde muito novas, as nossas alunas abraçaram a dança com paixão e entrega. O seu percurso é um exemplo de dedicação, talento e amor à arte”, refere a Academia de Dança En Avant, de Viana do Castelo.
“Estamos profundamente orgulhosos por ver o nome da nossa Academia representado num dos mais respeitados eventos da dança internacional!”, acrescenta.
Os IDTA Awards, considerados a competição de dança mais prestigiada do Reino Unido, celebram anualmente o talento de jovens dançarinos a nível mundial. A seleção é reservada a um grupo restrito de alunos que se destacam nos exames de Ballet Clássico, Modern Jazz e Sapateado, sendo nomeados pelos examinadores da IDTA.
Para além de reconhecer o talento, os IDTA Awards têm como objetivo apoiar financeiramente a formação dos bailarinos selecionados, proporcionando-lhes uma plataforma internacional para o desenvolvimento das suas carreiras.










