De 9 a 18 de maio, a música vai espalhar-se por várias freguesias do concelho de Paredes de Coura com o regresso do Ciclo de Polinização Musical, que chega à sua 5.ª edição.
O evento decorre ao longo de dois fins de semana — de 9 a 11 e de 16 a 18 de maio — e promete uma programação diversa, com entrada livre, que atravessa géneros como a música clássica, tradicional e jazz, contando com artistas nacionais e internacionais, e várias estreias absolutas.
Organizado pelo Município de Paredes de Coura, no âmbito da programação do Centro Cultural, o ciclo aposta na descentralização da oferta cultural, levando concertos e atividades a locais como a Capela do Espírito Santo, Casa Grande de Romarigães, Povoado Fortificado de Cossourado, Monte do Crasto, entre outros espaços emblemáticos e comunitários do concelho.
O primeiro fim de semana será marcado pela presença da banda galega Raposa e do duo formado pelo percussionista Murat Coşkun e a compositora portuguesa Beatriz Picas. Haverá também atuações do quarteto de jazz GODUA, do espetáculo À RODA pelas estações pelo Ensemble Provinciano — que dinamiza ainda um workshop de canto e dança tradicional — e do concerto de Amigo Ivo & Juan Colón, integrado num Passeio Gastronómico em Bico e Cristelo.
Já no segundo fim de semana, o destaque vai para duas estreias. A primeira é Courávia, um projeto criado em residência artística e que junta Gileno Santana, Bruno Pernadas, Angélica Salvi e Carlos Barretto. A segunda é Reminiscências do Alentejo, do Trio Sonância, com Rita Barbosa, Francisco Berény Domingues e Hugo Simões, com atuação adicional integrada numa caminhada em parceria com a Associação A Cividade.
O programa inclui ainda espetáculos para famílias (Canto Medo Espanto e Tatabitato), o concerto de Arianna Casellas y Kauê e um workshop de forró com música ao vivo pelo trio Raiz do Norte.
O Ciclo de Polinização Musical tem o apoio da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses / Direção-Geral das Artes e conta com a parceria de programação da Associação Cultural Rock’n’Cave e da Associação Porta-Jazz.