Altominho.tv

Bifes de presunto, cabrito do monte e bucho doce à mesa nos restaurantes de Melgaço

De 21 a 23 de março, Melgaço volta a ser destino obrigatório para os apreciadores da boa gastronomia, ao acolher mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos. Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de degustar iguarias tradicionais, como bifes de presunto, cabrito do monte assado no forno e bucho doce, em 12 restaurantes aderentes.

O Município de Melgaço associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, apostando num programa complementar que alia gastronomia, cultura e experiências genuínas do território.

Para além da oferta gastronómica, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de 10% de desconto em alojamentos aderentes (nas noites de sexta-feira e sábado), bem como de entrada gratuita nos espaços museológicos da Rede Melgaço Museus.

Adega Sabino, Adega do Sossego, Mini-Zip, O Brandeiro, Tasquinha da Portela, “O Adérito”, “O Foral de Melgaço”, MiraCastro, Miradouro do Castelo, “O Laboreiro”, Tasquinha Castreja e Sabor do Céu são os restaurantes do concelho aderentes à ação.

“Esta celebração gastronómica não é apenas uma festa para o paladar, mas também uma imersão na cultura e hospitalidade únicas de Melgaço”, refere a autarquia.

Em colaboração com diversas entidades da região, os visitantes poderão ainda experienciar uma série de atividades, tais como uma experiência com os Pescadores – “A lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho”, em que será possível vivenciar toda a arte da pesca artesanal nas milenares pesqueiras do rio Minho, onde os guias serão os próprios pescadores. Mas, também, uma experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas”, onde os participantes poderão interagir diretamente com as abelhas mansas sem qualquer uso de fato, visitar o Centro de Artesanato e, ainda, a experiência “Cabrinhas Felizes”, uma visita à ordenha da queijaria Prados de Melgaço, com provas de queijo cabra de fabrico artesanal.

O Município convida ainda os turistas a explorarem a Rede Melgaço Museus, nestes dias de entrada gratuita nas diversas instalações que compõe a Rede: o Núcleo Museológico da Torre de Menagem e as Ruínas Arqueológicas da Praça da República, o Museu do Cinema Jean Loup-Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, mas, também, a conhecerem a “Porta de Lamas de Mouro” do Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma estrutura de receção, interpretação, animação e educação ambiental, e a rede de percursos pedestres.

Para os amantes de desportos radicais as sugestões são diversas atividades – Rafting, Passeios TT com Guia, Escalada, Slide, Arvorismo, Percursos Pedestres e Salto – promovidas por diferentes empresas de animação turística do concelho.