Altominho.tv

Ampliação de 21 milhões de euros em fábrica de armas cria mais 50 empregos em Viana

A Browning, fábrica de armas instalada há 50 anos em Viana do Castelo, concluiu a ampliação da unidade em São Romão do Neiva, orçada em 21 milhões de euros, que criou 50 novos empregos, foi hoje divulgado.

Na resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, fonte do grupo belga FN Herstal, que detém a Browning Viana, adiantou que “desde o início do projeto de ampliação, em 2022, foram criados cerca de 50 novos postos de trabalho”.

De acordo com o sítio oficial da Browing Viana na Internet, hoje consultado, a empresa emprega mais de 500 trabalhadores.

A fábrica, responsável pela produção das armas Browning e Winchester, passou a ocupar “uma área total de 30 mil metros quadrados”.

Trata-se da maior fábrica de armas em Portugal, estando autorizada pela PSP a produzir até 150 mil unidades por ano.​​​​​​​

A ampliação da unidade fabril vem permitir o “incremento do conteúdo digital de suporte à atividade, a produção de componentes de maior valor acrescentado, o tratamento de superfície de acordo com as determinações do REACH [regulamento da União Europeia para melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar dos produtos químicos] e melhorar as condições de trabalho”.

A ampliação da fábrica de armas de caça e desporto, instalada na zona industrial de Neiva, desde abril de 1973, visou a “expansão da área coberta para produção e armazenamento de materiais, novas tecnologias, aumento da capacidade e maior valor acrescentado através da internalização de conteúdo externo”.

O investimento na ampliação das instalações, orçado em 21 milhões de euros, “foi financiado, em 1,5 milhões de euros, por fundos comunitários”.

Em março de 2022, a Câmara de Viana do Castelo aprovou por unanimidade o reconhecimento de interesse municipal daquele investimento.

A Browing produz carabinas e espingardas de caça, sendo que “70% da produção se destina ao mercado americano”.

A empresa estima fechar o ano de 2023 com “um volume de negócios de 80 milhões de euros”, prevendo para 2024 um aumento da faturação de oito milhões de euros.