Altominho.tv

Viana do Castelo avança com projeto para conservação dos habitats e da avifauna

A Câmara de Viana do Castelo está a iniciar um projeto, que vai decorrer durante três anos, focado não só na conservação dos habitats, mas também nas espécies de avifauna que nidificam em Espanha e Portugal, principalmente em áreas de Rede Natura 2000.

O Município é parceiro da Deputação de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“Para além de ações mais concretas de intervenção no território, como a eliminação de espécies invasoras em determinadas áreas, será realizada uma forte campanha de sensibilização e comunicação. Paralelamente, pretende-se criar um modelo de gestão turística responsável e sustentável como forma de minimizar o impacto do Homem em áreas já muito sensíveis”, deu nota a autarquia.

Avaliando o espaço transfronteiriço, desde Pontevedra até Viana do Castelo, “encontra-se uma elevada riqueza patrimonial, cultural, etnográfica, paisagística e ambiental”.

O trabalho de proteção e conservação “irá desenvolver-se de forma integral, com a colaboração integral entre os setores público e privado, mediante a proposta e desenvolvimento das melhores práticas de conservação e gestão turísticas”.

A autarquia deu ainda nota que “em Viana do Castelo, a Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA= e do Gabinete Técnico Florestal, continuarão a desenvolver a proteção do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) e o controlo de vegetação exótica invasora, nomeadamente através da implementação de técnicas aconselhadas para o combate do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) e da acácia-de-espigas (Acacia longifolia), ambas espécies invasoras com grande expressão no território”.