Altominho.tv

Vítor Coutinho tem um museu privado com 10 mil peças dedicadas aos Beatles

Conhecido em Viana do Castelo por ser ‘Beatlemaníaco’, Vítor Coutinho tem 67 anos, é dono de uma ourivesaria no centro da cidade e não esconde a paixão que tem pela música, principalmente pela sua banda de eleição: os Beatles. Ao longo dos últimos 40 anos, Vítor reuniu uma coleção com cerca de 10 mil peças dedicadas à banda de Liverpool, entre as quais 4 mil discos e um fio de cabelo de cada um dos quatro músicos.

Cada peça dedicada aos Beatles tem uma história, todas apresentam certificados de autenticidade, são raras e limitadas. A Altominho TV teve a oportunidade de conhecer o museu privado de Vítor e de observar no rosto do colecionador o fascínio e o entusiasmo ao apresentar os objetos da sua coleção. Todos os dias, Vítor faz várias pesquisas para conseguir adquirir mais peças para a sua coleção e não revela o investimento que fez ao longo dos últimos anos. O maior desejo do colecionador é poder partilhar o seu mundo encantado dos Beatles com a cidade de Viana do Castelo.

Em 2016, Vítor Coutinho realizou uma exposição no Museu do Traje, onde deu a conhecer algumas das peças do seu museu e revelou que, no espaço de 2 meses, Viana do Castelo recebeu cerca de 20 mil pessoas. No futuro, o ‘Beatlemaníaco’ anseia ter um museu em Viana do Castelo, que permita aos vianenses apreciar todos os objetos da sua coleção dedicados aos Beatles e garantiu que, se um dia, isso acontecer, levará à inauguração do futuro museu pessoas próximas da banda.