Altominho.tv

Contas de 2022 da CIM Alto Minho com saldo positivo de 412 mil euros

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Alto Minho, que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, aprovou, por unanimidade, as contas de 2022 que contabilizam um resultado líquido positivo de 412 mil euros, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho justificou o saldo positivo com “um total de rendimentos na ordem dos 3,2 milhões de euros e um montante global de gastos de 2,8 milhões de euros”.

O relatório de gestão e contas referente ao ano de 2022, aprovado na sexta-feira, em Assembleia Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada em Vila Nova de Cerveira, aponta, “entre as realizações mais marcantes” do ano passado, “a operacionalização do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Alto Minho 2020, no qual está previsto um montante global de investimento na ordem nos 58,9 milhões de euros”.

“Neste ponto, destaca-se também a aprovação e contratação de 23 operações, com um investimento total elegível que ascendeu aos 5.137.087 euros (valor FEDER de 3.378.322 euros), assim como o nível da execução dos recursos financeiros (Fundo FEDER e FSE) alcançados em 2022, atingindo-se uma taxa de 84,9 % em dezembro de 2022”.

Aquela percentagem coloca “a CIM Alto Minho, enquanto organismo intermédio de gestão do PDCT, com a melhor taxa de execução da região Norte (a média do Norte ficou em 74,40%)”, acrescenta.

Segundo a CIM do Alto Minho, “o ano 2022 ficou ainda marcado pela concretização de outros importantes investimentos, no âmbito do PROVERE Minho Inovação, desenvolvido em parceria entre as CIM do Alto Minho, do Cávado e do Ave, as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) e as principais instituições do sistema científico e tecnológico do Minho”.

“Além da consolidação da concretização dos projetos âncora desta Estratégia de Eficiência Coletiva, orientada para a valorização dos recursos locais e ativos territoriais do Minho, foi possível colocar no terreno o reforço em mais 6,1 milhões de euros de investimento, fazendo com que o montante global de investimento previsto atinja os 19,5 milhões de euros para os 24 municípios que integram esta estratégia na sub-região do Minho”, sustenta a nota.

As políticas sociais “continuaram a ser uma das maiores preocupações da CIM do Alto Minho”, que realça, entre outros, “a execução dos projetos “Alto Minho + inclusivo”, que visa “promover a inclusão social no Alto Minho através da dinamização de iniciativas de inovação e experimentação social e de animação territorial, em conjunto com os 10 municípios do Alto Minho e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM)”.

Cultura e criatividade, património natural, náutica e turismo sustentável, mobilidade urbana sustentável, proteção civil e riscos do Alto Minho, foram outras das áreas de atuação no ano de 2022.

Sobre a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial Alto Minho 2030, a CIM salienta “a aprovação e apresentação da Estratégia e Plano de Ação Alto Minho 2030, documento que se pretende que venha a constituir o referencial base dos principais projetos e ações a desenvolver no próximo período de programação (2021-2027)”