A cantora Linda de Suza morreu na manhã desta quarta-feira, em França, onde se encontrava internada. Tinha 74 anos.
Segundo o jornal Le Figaro, Linda de Suza faleceu no hospital de Gisors em Eure, perto da sua casa na Normandia. Tinha contraído covid-19 e foi esta manhã admitida nas urgências.
De nome verdadeiro Teolinda Joaquina de Sousa Lança, a cantora de origem portuguesa fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Nasceu em Beringel, no distrito de Beja, em 22 de fevereiro de 1948, e emigrou para França na década de 1970. Depois de começar por trabalhar como empregada de limpeza, Teolinda começou a dar os primeiros passos no mundo da música, começando a cantar no café Chez Loisette, em Saint-Ouen.
Em 1978, Linda de Suza lançou a canção “Um Português”, também conhecida como “Mala de Cartão”, expressão incluída na letra da canção e que se tornou um dos símbolos da emigração portuguesa em França.
A cantora chegou a preparar uma nova digressão em 2020, mas os espetáculos acabaram por ser cancelados devido à pandemia da Covid-19.
Ao longo da sua carreira musical, Linda de Suza lançou uma dezena de álbuns, tendo cantado tanto em português como em francês.
Em 1984, lançou o livro biográfico “A Mala de Cartão” e, no ano seguinte, foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique.









