Altominho.tv

“Queremos dar-lhe nova vida como um espaço cultural”

A Câmara Municipal de Valença vai avançar com o projeto de requalificação do edifício histórico do antigo Cineteatro, localizado na Fortaleza.

“Queremos recuperar este edifício que representa a memória da cultura e da identidade valencianas e dar-lhe nova vida, como um espaço cultural, multifuncional, ao serviço dos valencianos e de quem nos visita”, afirmou José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença.

O edifício do Cineteatro foi construído pela Associação Artística Valenciana, mais tarde designada Associação Valenciana de Socorros Mútuos, na segunda metade do século XIX.

“Foi considerado, nos seus primeiros anos, como um equipamento de grande qualidade, com capacidade para 330 lugares, uma sala de espetáculos referência no Alto Minho. Por esta sala passaram os grandes artistas do teatro nacional da época, projeção de muitos filmes, os famosos bailes e muitos outros eventos culturais e sociais de referência, na época, em toda a região”, pode ler-se no comunicado da autarquia.