Altominho.tv

Arcos de Valdevez promove convívio com cidadãos estrangeiros residentes no concelho

O Município de Arcos de Valdevez organiza no domingo, 13 de novembro, o Encontro Intercultural – convívio com cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

A iniciativa tem como objetivo promover um encontro entre arcuenses e estrangeiros residentes no concelho, criando um espaço onde cada comunidade apresente e divulgue o que a caracteriza, nomeadamente o seu património, cultura, gastronomia, informação sobre o país de origem e onde serão realizados espetáculos culturais. Desta forma pretende-se promover a integração social e comunitária dos vários grupos de estrangeiros.

A realização do Encontro Intercultural insere-se no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2021-2024.

Numa tarde de partilha intercultural, onde se prevê a presença de representantes de cerca de 20 nações, desde o Canadá até à Austrália, passando por inúmeros países do continente americano (Venezuela, Colômbia, Brasil, Argentina), do continente europeu (Espanha, França, Itália, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Ucrânia), de África  (S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola) e da Ásia (China, Tailândia), serão criadas as condições para a implementação de uma plataforma de diálogo e partilha em que a diversidade seja um elemento da promoção da Igualdade, da Inclusão e da Paz.

Para a Autarquia este encontro reveste-se de grande importância social pois permitirá promover o convívio, o respeito e a partilha de culturas entre pessoas diferentes que vivem no mesmo concelho.