Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Novo balcão SNS 24 abre em Monção para servir freguesias do Vale do Mouro

A Unidade de Saúde do Vale do Mouro, na freguesia de Tangil, em Monção, dispõe de um balcão SNS 24. O novo espaço, que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, já abriu e vai funcionar de segunda a sexta-feira.

A abertura do balcão SNS 24 aconteceu na tarde de terça-feira, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Tangil, Michel Fernandes, do presidente da Câmara, António Barbosa, da vereadora com o Pelouro da Saúde, Daniela Fernandes, e de Fátima Fonseca, em representação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Para o presidente da Junta de Freguesia de Tangil, a abertura do balcão SNS 24 “dá força à unidade de saúde do Vale do Mouro”. “Depois de muita angústia e alguma revolta por vermos e sentirmos que a unidade não estava a cumprir o objetivo da sua criação, é um dia muito importante para a população das freguesias do Vale do Mouro”, afirmou Michel Fernandes.

O presidente da Câmara de Monção sublinhou a importância da unidade de saúde “ter uma porta sempre aberta para a população do Vale do Mouro que procura aceder aos serviços de saúde”.

Aberto cinco dias por semana, com um funcionário disponibilizado pela autarquia, o balcão SNS 24 vai permitir uma maior proximidade da população das freguesias do Vale do Mouro a diferentes serviços de saúde como marcação de consulta, renovação de receita, consulta de exames e realização de teleconsultas.

Depois da abertura do novo espaço que é considerado um “ganho valioso” para a população, o executivo da junta de freguesia está preocupado com a falta de um médico de família.

“A presença de um médico de família, a tempo inteiro, seria fundamental para ajudar a nossa população, maioritariamente idosa e com muita dificuldade, física e financeira, para se deslocar ao Centro de Saúde de Monção”, referiu Michel Fernandes.

Também para o presidente da Câmara, “o próximo desafio é garantir um médico de família, em regime de permanência, para dar continuidade à otimização deste espaço”.

“O Balcão SNS 24 oferece serviços de saúde relevantes para a população, contudo é crucial a presença diária de um clínico de medicina geral neste local”, sublinhou António Barbosa, esclarecendo que “tal situação seria vantajosa para todo o concelho, uma vez que o Centro de Saúde de Monção ficaria mais desafogado”.