Altominho.tv

Construção de rotunda em Monção para travar acidentes começa até final de setembro

A construção de uma rotunda num cruzamento da Estrada Nacional (EN) 202 em Monção, palco de vários acidentes mortais, orçada em 800 mil euros, vai iniciar-se até final de setembro informou hoje fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Contactada pela agência Lusa, a fonte estimou que “até final de setembro a obra estará no terreno”. 
“No âmbito da circulação rodoviária concelhia, a rotunda de São Pedro sempre foi uma prioridade, levando-nos a defender junto de várias entidades, entre as quais, a Infraestruturas de Portugal, a sua necessária e legitima concretização”, afirmou o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, citado em comunicado enviado à imprensa.

O autarca social-democrata adiantou que “o desenvolvimento deste processo, com a assinatura do contrato para a realização da empreitada, deixa-nos imensamente felizes e satisfeitos com o trabalho efetuado”.

Segundo a autarquia, “numa comunicação oficial, a Infraestruturas de Portugal informou o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, que a empreitada de construção da Rotunda de São Pedro foi adjudicada à empresa Predilethes – Construções, pelo valor global de 749.854,86 euros”, sendo que o contrato da empreitada foi assinado no passado dia 11.

A intervenção prevista “tem como objetivo a melhoria das condições de segurança e acessibilidade, prevendo a reformulação geométrica do atual cruzamento, transformando-o em intersecção giratória”.

Os “trabalhos englobam, igualmente, a remoção da atual passagem superior de peões existente no local, bem como a implantação de passeios sobrelevados necessários à circulação de peões e à realização de atravessamentos na rotunda, incluindo passadeiras em locais apropriados”.

Em causa está a pretensão, reclamada há vários anos pela Câmara de Monção, distrito de Viana do Castelo, junto da extinta Estradas de Portugal, agora IP, de transformação do cruzamento de São Pedro, na EN 2022, numa rotunda.

Trata-se de uma zona de reta que se apresenta em plano inclinado e com pouca visibilidade para quem tenta aceder à estrada nacional.

A construção da rotunda é reclamada desde 2011 face ao elevado número de acidentes rodoviários, alguns com vítimas mortais. Em 2013, o então presidente da Câmara de Monção, José Emílio Moreira (PS), ameaçou mesmo cortar a estrada caso se registasse algum acidente mortal.