Altominho.tv

Investimento de 1,4 ME em saneamento beneficia 318 pessoas em Arcos de Valdevez

Um investimento de 1,4 milhões de euros na expansão da rede de saneamento básico de cinco freguesias de Arcos de Valdevez, numa extensão de rede de 15,8 quilómetros vai beneficiar 318 habitantes e 234 habitações, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo, adiantou que a empreitada a realizar pela Câmara e pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), visa “reforçar o saneamento nas freguesias de Santar, Souto, Aguiã, Couto e Oliveira”.

A intervenção é comparticipada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez, “estas obras irão beneficiar a população, com a melhoria dos serviços básicos de saneamento que são relevantes para a sustentabilidade, proteção do meio ambiente e dos recursos naturais da Região do Alto Minho, contribuindo fortemente para a melhoria da qualidade da água e para a melhoria da qualidade de vida das populações”.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
Três concelhos – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

A AdAM, que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.