Altominho.tv
PS VIANA DO CASTELO

Augusto Canário é o mandatário distrital do PS nas legislativas

Augusto Oliveira Gonçalves, mais conhecido como Augusto Canário, é o mandatário da lista apresentada pelo Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo às eleições legislativas, agendadas para 30 de Janeiro.

O artista popular tem 61 anos, é natural de Vila Nova de Anha, freguesia de Viana do Castelo, e tem-se destacado nas últimas décadas como cantador ao desafio, tocador de concertina e intérprete de música tradicional. Para além do seu importante papel na valorização da cultura popular, Canário trabalhou durante 35 anos como animador sociocultural na delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente (APPACDM) e tem participado em inúmeros projetos com escolas, bandas de música e grupos corais.

Para Tiago Brandão Rodrigues, cabeça de lista do PS no distrito de Viana do Castelo, “o Augusto Canário encarna na perfeição o espírito de alegria, trabalho, partilha e solidariedade do Alto Minho”.

“Habituamo-nos ao longo dos anos a dançar com a sua música e a sorrir com as suas cantorias mas, sobretudo, todos aprendemos a respeitar o homem de boas causas e de grande dedicação a pessoas que dele precisam. Ouvimos o Canário há dezenas de anos e a sua voz soa sempre à nossa terra. É uma honra tê-lo como mandatário da nossa lista e entendo que a aceitação do convite que lhe fiz é um sinal de confiança numa lista 100% Alto Minho”, sublinha citado no comunicado enviado esta segunda-feira à imprensa.

Augusto Canário é doutorando em Estudos Culturais, na Universidade do Minho, e um dos criadores e coordenadores do projeto “De repente, canta a gente” promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e cofinanciada pelo Norte 2020, ação que envolve os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e pretende dar a oportunidade de jovens das comunidades escolares e culturais trabalharem e aprenderem com repentistas consagrados enquanto divulgam a música popular e desenvolvem formas de cantar ao desafio.

O artista, nascido na margem esquerda do rio Lima, iniciou o seu trajeto no Grupo Folclórico de Chafé, tendo sido um dos fundadores do Grupo Cantares do Minho. Ao longo dos anos, foi participando em diversos espetáculos e congregando tocadores e cantadores que o têm acompanhado no país e no estrangeiro.

Atualmente, lidera a banda “Augusto Canário e Amigos”, onde a concertina, a tradição e a boa disposição têm lugar de destaque.