Altominho.tv

Câmara de Caminha associa-se à Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome

A Câmara Municipal de Caminha vai associar-se à Campanha de Recolha de Alimentos promovida pelos Bancos Alimentares Contra a Fome nos dias 27 e 28 de novembro, nos híper e supermercados, cujo objetivo é convidar os portugueses à partilha de alimentos com quem mais precisa. O Município desafia e apela aos caminhenses, com idade igual ou superior a 14 anos, a participarem nesta campanha como voluntários nos híper e supermercados do concelho.

A Campanha de Recolha de Alimentos (Campanha Saco) vai realizar-se a nível nacional, sendo que no concelho de Caminha, terá lugar nos hipermercados Continente, Intermarché, Aldi e Froiz, em Vila Praia de Âncora, e nos supermercados Capitolina, DIA e Pingo Doce, em Caminha. Os interessados deverão realizar a respetiva inscrição até 23 de novembro, através do email acao.social@cm-caminha.pt (nome e contacto) ou telefone 258 092 467. Cada voluntário poderá realizar um ou mais turnos e escolher o híper ou supermercado da sua preferência.

Estas campanhas visam angariar alimentos básicos, nomeadamente leite, arroz, massas, azeite, óleo, grão e feijão, atum, salsichas, bolachas e cereais de pequeno almoço; incentivar a partilha com as pessoas que não têm alimento à sua mesa e, ainda, sensibilizar a comunidade para as carências alimentares que afetam muitas famílias.

Sublinha-se ainda que os alimentos mais necessários são leite, azeite, atum e salsichas.
O Município alerta para a importância destas campanhas, pois a procura de ajuda ao Banco Alimentar Contra a Fome é cada vez maior. No caso do concelho, desde 2020, a Câmara Municipal tem recorrido ao Banco Alimentar de Viana do Castelo com muita frequência, para conseguir dar resposta às famílias caminhenses com muitas vulnerabilidades económicas, nomeadamente aquelas que têm crianças. De facto, o
Banco Alimentar de Viana do Castelo tem sido um suporte e recurso fundamental no dia a dia das famílias do concelho.

Paralelamente à Campanha Saco, com voluntários presentes nas lojas, o Banco Alimentar Contra a Fome vai promover até 5 de dezembro a Campanha Ajuda Vale, através de vales de produtos selecionados (como azeite, óleo, leite, salsichas e atum) e a Campanha online, através da plataforma www.alimentestaideia.pt que permite a doação de alimentos online e assim a participação na Campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.