Altominho.tv
ROMARIA D'AGONIA 2019

Tapete de sal da Romaria d’Agonia homenageia profissionais do centro de vacinação de Viana do Castelo

Um tapete com 7,5 metros quadrados com 100 quilogramas de sal vai ser montado, na terça-feira, no centro de vacinação de Viana do Castelo, numa homenagem da Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia aos profissionais de saúde que inoculam quase mil pessoas por dia.

“É uma homenagem que fazemos todos nós ao processo de vacinação, aos profissionais de saúde que são tão dedicados e que têm assumido um papel exemplar nesta pandemia, e às pessoas que vão ali ser vacinadas porque reconhecem que é única arma que verdadeiramente temos contra a doença”, afirmou o presidente da Comissão de Festas D’Agonia, António Cruz, citado numa nota enviada esta segunda-feira à imprensa.

Os tapetes de sal são confecionados desde 1968 em várias artérias da ribeira de Viana do Castelo, sempre na noite de 19 para de 20 de agosto, feriado municipal, mobilizando centenas de pessoas daquela zona da cidade e atraindo milhares de visitantes.

Em 2020, um dos números emblemáticos da Romaria d’Agonia, a pandemia de Covid-19 impediu que a manifestação de “fé” dos pescadores da cidade atingisse a dimensão de outros anos, tendo sido confecionado apenas um tapete de sal, dedicado à Senhora d’Agonia e montado em frente à Igreja a que dá nome.

“Este ano voltamos a não ter os tapetes na Ribeira, preparados com aquele afinco e bairrismo pelos seus moradores, durante toda a noite, como bem conhecemos. Mas confiamos que em 2022 vamos fazer a festa a dobrar. Até lá, temos estes pequenos momentos, que representam a grandiosidade da Romaria, neste caso em forma de agradecimento”, explicou António Cruz.

Na terça-feira, três pessoas da ribeira vão deslocar-se à freguesia da Meadela, onde está instalado o centro de vacinação, e montar “um tapete com 2,5 metros de largura por três metros de comprimento, numa pequena amostra da azáfama, das horas de trabalho e do espetáculo único que acontecia nos dias da padroeira da Romaria, antes da pandemia”.

Para a confeção do tapete, com a forma do “Coração” de Viana do Castelo, serão utilizados “quase 100 quilogramas de sal, tingido com várias cores”. Em tons de vermelho e branco, o tapete vai começar a ser confecionado ao início da noite desta segunda-feira, trabalho “que se prolongará por mais de duas horas”.

O centro de vacinação de Viana do Castelo está instalado no Pavilhão Desportivo Nicolau Veríssimo, na Meadela, tendo começado a administrar vacinas contra a Covid-19 em fevereiro. “Por dia são ali vacinados, segundo dados do município, entre 800 a 1.000 pessoas, tendo registado um recorde de 1.500 doses administradas num único dia”, refere a nota.

Este ano, a Romaria d’Agonia vai decorrer de 19 a 22 de agosto, com um programa que inclui momentos apenas online e alguns com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos de Augusto Canário e Amigos, dos Sons do Minho, da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro e ainda o Festival de Folclore, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A previsão é que os espetáculos no Centro Cultural tenham entrada gratuita e limitação de lugares, o que obrigará ao levantamento de bilhete, a disponibilizar no próprio dia”, adianta a nota da Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Agonia.

Tal como em 2020, o programa online envolverá o lançamento de conteúdos audiovisuais sobre o Desfile da Mordomia, as revistas de gigantones e cabeçudos, o Cortejo Histórico-Etnográfico, os tapetes de sal da Ribeira, a Procissão ao Mar ou Serenata de fogo-de-artifício, divulgados nas redes sociais no dia e hora habituais da festa.

No Campo d’Agonia, desde o fim de semana passado, já funcionam 11 espaços de restauração e bebidas “devidamente autorizados e sujeitos ao cumprimento das regras sanitárias em vigor, nomeadamente entradas controladas, distanciamento e venda em serviço de ‘take-away’”.

A Comissão de Festas submeteu ainda à DGS “um pedido para instalação e funcionamento, também no Campo d’Agonia, de um número limitado de divertimentos infantis”.