Altominho.tv

Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia começa sábado no Jardim Público de Viana

A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia volta ao Jardim Público de Viana do Castelo sábado, com 43 artesãos, os “típicos bordados e filigrana, gastronomia e peças artesanais feitas a partir de cabaças”, adiantou hoje a organização.

No mesmo dia, também no Jardim Público de Viana do Castelo, abre a exposição de rua, fotográfica e documental, “Memórias da Romaria d’Agonia”, que conta a história e evolução da Romaria d’Agonia, que acontece entre 19 a 22 de agosto, mostrando os “mais emblemáticos momentos” daquela peregrinação através de “uma viagem ao longo de várias décadas”.

Ainda no sábado, pelas 10h00, abre ao público o Posto de Informação dedicado à Romaria, instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, que terá durante o mês de agosto em exposição as 46 propostas, de 30 autores, de cartaz para a festa de 2021, incluindo o cartaz vencedor, desenhado pelo designer gráfico Ricardo Miguel Ferreira.

Em 2021, ainda limitado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, o programa da Romaria d’Agonia inclui momentos apenas ‘online’ e alguns com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos de Canário e Amigos e do Sons do Minho, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde.

O programa ‘online’ inclui, tal como em 2020, o lançamento de conteúdos audiovisuais sobre o Desfile da Mordomia, as revistas de gigantones e cabeçudos, o Cortejo Histórico-Etnográfico, os tapetes de sal da Ribeira, a Procissão ao Mar ou Serenata de fogo de artifício, divulgados nas redes sociais no dia e hora habituais da festa.

Quanto à Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que remonta a 1917 e não se realizou em 2020 por causa da pandemia, tem abertura marcada para as 16h00, com entrada gratuita, mas condicionada ao número máximo de pessoas em permanência no recinto.

Os artesãos, exclusivamente do concelho de Viana do Castelo, têm um stand de nove metros quadrados e os artigos a expor apresentam pelo menos 50% de trabalho artesanal ou manual no seu produto final, além dos tradicionais expositores da gastronomia minhota.

Segundo a organização, será possível apreciar peças de artesanato em cabaças, totalmente feitas à mão e com motivos e inspiração nos trajes típicos de Viana do Castelo, trabalhos em corda, tecido endurecido com a técnica de filigrana de corda, cobertos com folha de ouro, prata e bronze ou ainda os tradicionais trajes e acessórios vianenses, bonecas de Viana, lenços, camisas e coletes bordados.

A feira vai decorrer até 18 de agosto das 16h00 às 22h00, e de 19 a 22 de agosto das 10h00 às 24h00, funcionando em paralelo uma mostra digital de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência da feira devido à pandemia.A mostra de artesanato integra a página oficial da Romaria e permite aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.