Altominho.tv

Viana do Castelo acolhe primeiro Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre em julho

A Câmara de Viana do Castelo informou que o I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre decorrerá entre 1 e 3 de julho, com mais de 20 investigadores no estudo, conservação e valorização de equinos.

Em comunicado, o município adiantou que o congresso “pretende acolher, agregar e incentivar uma rede de investigação científica internacional e, a partir desta, consolidar um destino equestre alicerçado na ciência, no conhecimento e no património”.

O programa do congresso vai ser apresentado, no sábado, às 18h00, no Paço de Lanheses, ocasião em que serão lançadas as Atas dos Seminários do Projeto Percursos do Homem e do Garrano.

Segundo a autarquia, a obra constitui “uma referência para a compreensão da expressão ambiental e etnográfica da presença do garrano nos sistemas montanhosos do noroeste ibérico, integrando temáticas tão diversas como o comportamento e as relações ecológicas dos garranos semisselvagens, o que nos desvendam os equídeos inscritos em gravuras rupestres no território do Alto Minho, a importância cultural da equitação de tradição portuguesa e os desafios de conservação e valorização da raça garrana como património ambiental e cultural”.

O evento contará com a presença de Carlos Pereira da Universidade Sobornne Nouvelle, dos autarcas de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima e integra um painel moderado pelo jornalista Abel Coentrão sob o tema “Garrano: apostar no cavalo certo”.