Altominho.tv

Portugal com seis mortes e 159 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje seis mortes relacionadas com a covid-19 e 159 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS revela que estão internados 536 doentes (mais 19 do que no domingo). O número de novos internamentos tem vindo a oscilar nos últimos dias, depois de um período de alguma estabilidade no sentido decrescente.

Nos cuidados intensivos, Portugal tem hoje 112 doentes, menos cinco em relação a domingo, valor mais baixo desde 07 de outubro, dia em que estavam internadas nestas unidades 104 pessoas.

No dia em que começou a segunda fase de desconfinamento, o R(t) atingiu o limite definido para manter a abertura.

O índice de transmissibilidade, o R(t), subiu para 1, o limite definido como um dos critérios para travar o desconfinamento, quando arrancou a primeira fase de reabertura do país, há 15 dias.

Na ocasião, o primeiro-ministro, António Costa, definiu um Rt acima de 1 e mais de 120 casos por 100 mil habitantes como critérios para o país voltar a travar o desconfinamento, cuja segunda fase se iniciou esta segunda-feira, com o regresso às aulas dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, assim como a abertura de esplanadas, mais lojas, ginásios e museus.

O relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) registou, esta segunda-feira, um aumento do índice de transmissão de 0,94, na quarta-feira, para 0,97, na sexta-feira. Hoje, o R(t) situa-se em 1, num dia em que foram reportados 159 casos e seis mortes associadas à covid-19.