Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO

Estruturas de Apoio de Retaguarda já operacionais acolhem 79 doentes

Dezanove Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criadas em todo o país no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, já estão operacionais, 10 das quais já acolhem 79 utentes.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que estão operacionais 19 estruturas, – uma delas no distrito de Viana do Castelo, instalada no Centro Cultural da cidade -, que têm uma capacidade máxima instalada para 1.950 utentes, pelo que a taxa de ocupação é atualmente de 4 por cento.

O MAI adianta ainda que existem outras nove em fase de instalação, completando assim a rede nos 18 distritos de Portugal continental. No total, a rede contará com uma capacidade máxima que ultrapassa as 2.300 camas.

Na nota, o MAI lembra que a criação desta rede nacional de EAR visa garantir o apoio a pessoas infetadas com o novo coronavírus sem necessidade de internamento hospitalar e, também, a utentes de lares para pessoas idosas que careçam de apoio específico fora das respetivas instalações.

Em novembro do ano passado, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse que “o grande objetivo é aliviar de alguma forma as camas nos hospitais” através da retirada das unidades hospitalares de “pessoas que efetivamente não precisam de lá estar, mas que por algum motivo estando infetadas não podem ficar em casa”.

Segundo o MAI, cabe a cada Administração Regional de Saúde, em articulação com o hospital da área de referência, disponibilizarem médicos e enfermeiros para acompanharem as pessoas instaladas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai suportar, sempre que necessário, “as despesas relativas a alimentação, eletricidade, gás, água, telecomunicações, lavandaria, limpeza e higienização das instalações das EAR” e acompanha a atividade das estruturas, a sua ocupação e eventuais constrangimentos que possam ocorrer, segundo o MAI.