Altominho.tv
PIXABAY

Associações de futebol suspendem todos os jogos

As associações de futebol distritais e regionais suspenderam de forma total as competições devido à pandemia de Covid-19, depois de algumas, numa primeira fase, terem anunciado jogos com limitações de acesso.

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) tinha anunciado, na terça-feira, o cancelamento de todos os jogos marcados para o fim de semana e a suspensão de toda a atividade desportiva oficial organizada por aquela associação.

“Sem alarmismos, mas com espírito de responsabilidade, foi tomada esta decisão. Sugerimos aos clubes filiados que suspendam, também, as suas atividades desportivas diárias (treinos)”, recomendou na altura a AFVC em comunicado.

Além da associação de Viana do Castelo, também as associações de Viseu, Algarve, Beja, Porto, Braga, Leiria e Aveiro anunciaram a suspensão total das competições, a que se juntaram depois Bragança, Madeira, Guarda e Évora.

Já Lisboa, Coimbra, Castelo Branco, Setúbal, Vila Real, Portalegre e Santarém tinham previstos jogos com limitações de acesso, mas acabaram por alterar a decisão, passando também para uma suspensão total.

Nos Açores, onde não existe registo de qualquer caso de infeção até ao momento, as associações de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta tinham decidido manter as competições a decorrer com normalidade, mas reverteram a decisão e suspenderam também todos os jogos.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.100 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.