Altominho.tv

Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas acontece sábado em Paredes de Coura

O Centro Cultural de Paredes de Coura vai ser palco, no sábado, do 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas.

A “Meteorologia no Noroeste Peninsular” e as “Alterações climáticas no Noroeste peninsular – Passado, presente e cenários futuros” serão temas em destaque neste congresso promovido pelo município de Paredes de Coura, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Freixo, MeteoFreixo e Cenfipe-Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura.

Este encontro tem como propósito “reunir diferentes especialistas, de Portugal e da Galiza, abordando esta temática em diferentes perspetivas da educação, tecnologia, riscos/proteção civil, arquitetura sustentável, paleoclimas, modelos de previsão e sustentabilidade energética”.

Cerca de 120 participantes são esperados neste congresso, que se divide em dois painéis. O painel do período da manhã será mais técnico e dedicado à meteorologia, enquanto que o da tarde será mais abrangente e dedicado às alterações climáticas, impactos e exemplos de resiliência na Euroregião Norte de Portugal/Galiza.

Entre os oradores, destacam-se Xacobo de Toro, premiado como o quinto melhor professor de ensino público de Espanha e referenciado pela sua inovação pedagógica; Luciano Lourenço, professor catedrático da Universidade de Coimbra, reconhecido como o maior investigador de riscos naturais de Portugal; e Diamantino Pereira, professor e geólogo da Universidade do Minho, que irá apresentar os testemunhos geológicos que comprovam os diferentes climas que afetaram o norte de Portugal.

Para além destes especialistas, o 2º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas conta com a presença de ambientalistas.

Paralelamente às comunicações, serão ainda apresentados dois projetos escolares de clubes de meteorologia, nomeadamente, o “MeteoFreixo”, do Agrupamento de Escolas de Freixo, e o “Meteo Escolas”, de Vigo, premiado pelos serviços meteorológicos galegos como o melhor projeto escolar.