Altominho.tv

Obras de mais de 758 mil euros requalificam urgência do hospital de Viana do Castelo

O serviço de urgência médico cirúrgico do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de requalificação, num investimento de 758.593 euros, autorizado pelo Governo, informou a administração daquela unidade. 

Em comunicado enviado hoje, a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adiantou que esta fase “vai permitir melhorar o espaço e triplicar o número de camas na unidade de cuidados intermédios”, sem quantificar e sem apontar a data para o início da empreitada.

Segundo a administração da ULSAM, além do serviço de urgência médico cirúrgico, o investimento hoje autorizado, destina-se às obras de ampliação da unidade de cuidados intermédios (medicina crítica).

“Esta unidade passará a contar com mais camas e com melhores condições de assistência aos doentes urgentes, proporcionando também melhores condições de trabalho aos profissionais e uma gestão mais eficiente dos recursos.

Concretamente em relação à capacidade, será possível passar das atuais sete camas para 18″, especifica a nota.

Em setembro de 2018, a administração da ULSAM anunciou um investimento de mais de 977 mil euros no serviço de urgência, permitindo quase “triplicar o número de camas nos cuidados intermédios”.

Nessa altura, à Lusa, o presidente do conselho de administração ULSAM, Franklim Ramos, adiantou que aquela requalificação, está integrada num investimento global de mais de 1,2 milhões de euros naquele serviço, iniciado em janeiro de 2017.

O investimento global na urgência daquele hospital, iniciada em 2017, ultrapassa os 1,2 milhões de euros e tem como principal objetivo “acabar com doentes no corredor” daquele serviço, “por onde passam, por ano, 70 mil doentes”.

A intervenção começou em janeiro com a criação da unidade de decisão clínica, com 25 camas. Aquele serviço ficou instalado no espaço até então ocupado pela central de colheitas de sangue, relocalizada para outra área do hospital, num investimento de 100 mil euros.

Segundo dados do administrador da ULSAM trabalham atualmente no hospital de Santa Luzia 289 médicos e 644 enfermeiros.

Aquela unidade local de saúde integra os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 250 mil pessoas. No total a ULSAM emprega mais de 2.500 profissionais.