Dia do Brandeiro celebra tradição com mais de 900 anos

Melgaço vai celebrar, no fim-de-semana de 3 e 4 de agosto, o Dia do Brandeiro, um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, uma tradição com 900 anos, em volta da gastronomia e Alvarinho da região.

O evento começa no sábado, pelas 9h00, ao som do grupo de gaiteiros Rio Mouro, seguido da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, e de Rodrigues Lima que abordará o tema Memórias dos Brandeiros.

O cortejo etnográfico, marcado para sábado, pelas 12h30, sob o tema “A Transumância”, assume-se como o momento alto das festividades, que dão a conhecer a aldeia melgacense Branda da Aveleira.

A festa de sábado continua durante a tarde com um programa variado com concertinas, concurso “Apanha do porco” e animação musical.

No domingo, pelas 09h30, vai realizar-se uma caminhada pela montanha e, para as 15h00, está marcada a tradicional corrida de cavalos e animação musical.

Segundo a autarquia, “serão muitos os momentos para se ouvir o relato do quotidiano da pastorícia”, bem como para apreciar a “diversidade paisagística da aldeia e a gastronomia local, onde se destaca a broa de milho, o cabrito recheado no forno de lenha e os produtos de fumeiro”.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com