Milhares de devotos vão celebrar no domingo, na freguesia de Anhões, em Monção, a Festividade em Honra do Senhor do Bonfim.
Considerada uma das romarias mais conhecidas e concorridas do concelho, além de proporcionar diversos momentos festivos, revela uma acentuada componente religiosa com devoção e veneração na figura do Senhor do Bonfim.
Situado em zona de montanha, sensivelmente a 16 quilómetros da sede do concelho, o Santuário do Senhor do Bonfim é visitado por milhares de pessoas durante o ano. Neste dia, sempre ao segundo domingo de julho, o recinto enche-se de crentes e muitos vendedores ambulantes que, desde tempos distantes, vêm aqui uma oportunidade de negócio.
A “viagem” começa de madrugada com muitas pessoas, sozinhas ou em grupo, a fazer o percurso a pé. A rezar ou em silêncio profundo, muitos caminham descalços, acompanhados pelo sentimento de devoção. O objetivo é chegar e abraçar o Senhor do Bonfim, acender uma vela, rezar em repouso e apreciar o interior do santuário.
Depois da missa e da procissão, as famílias juntam-se para almoçar, ao som de tocadores de concertina que deambulam pelo recinto e, mais tarde, se juntam para incentivar à dança. O regresso às freguesias de Monção e a outras localidades vizinhas faz-se no fim do dia.