Altominho.tv

António Barbosa sublinha que preservação ambiental do território é um bem inestimável

O presidente da Câmara de Monção informou hoje através de comunicado, que o “Executivo Municipal está atento e vigilante a todos os passos nesta matéria”.

Em causa está o aviso publicado, no dia 20 de março, em Diário da República (DR) em que se anuncia que uma empresa australiana (Fortescue Metals Group Exploration) requereu a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais, entre os quais lítio. António Barbosa sublinha que “a preservação ambiental do nosso território é um bem inestimável que tudo faremos para proteger”. Assegura ainda que os interesses da população monçanense estarão sempre em primeiro lugar em detrimento de qualquer interesse económico.

“Desde o despoletar deste processo, estamos em permanente contacto com as câmaras vizinhas de Melgaço e Arcos de Valdevez, preparando uma posição conjunta para apresentar reclamação fundamentada à Direção Geral de Energia e Geologia dentro do prazo estabelecido no aviso publicado no Diário da República”, refere.

Esta é uma matéria que está a suscitar grande preocupação junto da população destes 3 concelhos e do Alto Minho em geral, e tem levado à criação de vários grupos de discussão, maioritariamente na rede social facebook.

Recordamos que a área de prospeção abrangida no Alto Minho está localizada nos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção, num total de 74,7 km2:

Caso seja autorizado, o pedido de prospecção abrangerá diversas freguesias destes 3 concelhos:

Sistelo, Cabreiro, Soajo, Gavieira (no concelho de Arcos de Valdevez); Parada do Monte, Cousso, Gave e Penso (no concelho de Melgaço); Riba de Mouro, Barbeita, Badim, Tangil, Podame, Segude, Ceivães, Sá, Valadares, Messegães (no concelho de Monção).

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • dépôt
  • pots
  • le type
  • rouage
  • jicamas
  • Oh! (narrative Positions)
  • Kulisse (narrative Positions)
  • Justine Læufer / the Curve (narrative Positions)
  • Isobel / Golden Hands Gallery (Hamburg)  (narrative Positions)