Altominho.tv

Monção investe 4,2 milhões de euros no emparcelamento agrícola de Moreira e Barroças e Taias

A Câmara de Monção informou, esta terça-feira, que foi aprovada a execução do emparcelamento agrícola das freguesias de Moreira e Barroças e Taias, num investimento de cerca de 4,2 milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a empreitada de emparcelamento foi aprovada, “por unanimidade, na segunda-feira à noite, em reunião descentralizada realizada na freguesia de Badim”.

Os trabalhos de execução foram “entregues à empresa Restradas – Revitalização de Estradas do Norte, pelo montante de 4.196.954,84 euros, com IVA incluído”.

“Ao concurso público, aprovado no dia 21 de fevereiro, concorreram dez empresas, que apresentaram a respetiva candidatura na plataforma de contratação pública (Vortal)”, especificou a autarquia.

Segundo o município, estão “cumpridas as restantes formalidades, entre as quais, assinatura de contrato de empreitada, visto do Tribunal de Contas e ato de consignação”, para que o emparcelamento, reclamado há décadas pelos agricultores locais, possa “avançar no terreno”.

Em causa está um projeto para a reestruturação e modernização, nomeadamente da produção de vinho Alvarinho, atividade que envolve 2.000 produtores, com 67 empresas e 112 marcas diferentes.

Aquele projeto de ordenamento fundiário, que “envolve terrenos nas freguesias de Moreira e Barroças e Taias, abrange 529 hectares, dos quais 127 de reconversão de vinha, 616 proprietários e 892 lotes”.