Altominho.tv

Melgaço recebe concerto histórico no domingo

A Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, mais conhecida por Banda Arcuense, prepara-se para atuar já este domingo, dia 3 de março, às 16h00, na Igreja do Convento das Carvalhiças, em Melgaço.

A Banda está em atividade desde 1880, e conta atualmente com 65 músicos.

Antes do concerto realiza-se a visita guiada e animada ao Convento das Carvalhiças, que foi construído ao longo do século XVIII e habitado pelos Franciscanos Capuchos.

O decreto de 1834 de Joaquim António de Aguiar, o então ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Fazenda – que declarava extintos “todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares”, sendo os seus bens secularizados e incorporados na Fazenda Nacional – ditou o fim do convento. Ainda foi transferido para a Ordem Terceira e depois para a Misericórdia, mas nunca mais albergou clérigos e entrou em estado de abandono. Devido a esta postura anticlerical, Joaquim António de Aguiar ficou conhecido como “o mata frades”.

Na visita guiada, um Franciscano Capucho vai receber os visitantes e invocar as memórias dos tempos áureos do convento.

O evento acontece no âmbito do projeto “Sente a História”, iniciativa que decorre até julho de 2019 e que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios.

Este é já o décimo nono concerto da iniciativa.

“Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, o projeto contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos”, informou a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em comunicado.

O concerto e a visita têm entrada gratuita.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com