Altominho.tv

GNR detém homem por 40 furtos a residências, armazéns e empresas no Alto Minho

A GNR deteve um homem de 26 anos, em Braga, suspeito de ter praticado 40 furtos em residências, armazéns e estaleiros de empresas nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Ponte da Barca, anunciou hoje aquela força de segurança.

Em comunicado, o Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR adianta que a detenção foi efetuada no domingo, através do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez.

“No âmbito de um processo de investigação, a GNR apurou que o detido se dedicava a furtar todo o tipo de artigos e equipamentos que contivessem metais não preciosos, principalmente ferro, inox e cobre, levando os mesmos dos locais dos furtos para uma garagem, onde procedia ao seu desmantelamento e separação dos componentes metálicos, para posteriormente os entregar em sucateiras”, lê-se na nota.

Segundo os militares, a investigação culminou na realização de oito mandados de busca, quatro em residências, um numa oficina e três em viaturas. “Duas carrinhas eram utilizadas para o transporte do material furtado e o veículo ligeiro funcionava como “batedor”, no sentido de detetar alguma autoridade durante a deslocação”, adiantam.

Desta ação foram recuperados duas armas brancas, uma arma de ar comprimido, máquinas de construção civil e ferramentas, eletrodomésticos, material informático, duas bicicletas, uma televisão, fios elétricos e diversas ferramentas utilizadas em furtos.

O homem de 26 anos, com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, permanece detido nas instalações da GNR, sendo presente esta terça-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto.

Em resultado da operação, que contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública de Braga, foi ainda constituído arguido um homem de 36 anos, suspeito de ter participado nos furtos.