Altominho.tv

Associações de Estudantes implementam projeto ambiental no IPVC

A Associações de Estudantes e a Federação Académica “estão apostadas em transformar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo numa Instituição mais amiga do ambiente”.

Para isso, as duas entidades “criaram um projeto ambiental que contempla, entre outras ações, a redução do plástico descartável”.

O pontapé de saída nesta iniciativa foi dado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que declarou guerra aos copos de plástico nas festas académicas.

“Para isso foi desenvolvido um copo personalizado dos eventos que terá que ser utilizado ao longo de toda a festividade. O copo tem uma caução de 1 euro, verba que se que será devolvida aquando a entrega do mesmo. Uma garantia, assegura a Associação de Estudantes, de que o copo não irá ficar no chão mantendo o espaço limpo.” Com a personalização do copo o que tem acontecido é que a grande maioria acaba por o levar como recordação. No final evitamos ainda o cenário de ter copos espalhados por todo o lado. Assim contribuímos por um lado para a redução de copos descartáveis e por outro a limpeza do recinto no final da festa”.

O IPVC informou ainda em comunicado de hoje, que “na mesma linha está já a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, que cobra 50 cêntimos como caução dos copos”.

Rodrigo Cardoso revelou que o projeto ambiental “foi lançado este ano muito motivado pelo facto da Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC) ser uma Eco Escola galardoada pelo segundo ano consecutivo devido às diversas atividades e iniciativas de âmbito ambiental que são desenvolvidas ao longo do ano. “As festas que já foram acontecendo este ano já tiveram como novidade o sistema de caução do copo descartável. A ideia é que, por festa, cada pessoa possa ter apenas um único copo e para que possa recuperar o dinheiro da caução terá que o entregar no final”. Desta forma, revela Rodrigo Cardoso, “conseguimos chegar ao final da noite com o recinto praticamente limpo e reduzimos de forma considerável o número de copos utilizados. É para nós motivo de orgulho chegar ao final do evento e verificar que não existe lixo plástico espalhado por todo o lado. Obviamente que sentíamos vergonha quando pela manhã verificávamos que existiam copos um pouco por todo o lado e a imagem que se passava a quem visitava a ESA não era positiva”.

Mesmo assim, o presidente da AE-ESA, refere que há ainda muitos que optam por não levantar a caução revertendo o dinheiro para a mesma causa. “Aqui na ESA-IPVC não somos muitos, mas todo o dinheiro acumulado no âmbito desta ação irá servir para a compra de mais ecopontos a ser colocados na escola entre outras ações que vão ser desenvolvidas”.

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Superior Agrária do IPVC recebeu a Bandeira Verde símbolo máximo da Eco Escola e premiando assim todas as ações que têm sido desenvolvidas.

Um reconhecimento que, garante Ana Paula Vale, diretora da ESA-IPVC, dá ainda mais alento para a continuidade do projeto.

“A ESA IPVC tem realizado diversas ações de limpeza e reflorestação das zonas envolventes, para além de tertúlias, cursos de observação de aves, entre muitas outras atividades, envolvendo não só a sua comunidade académica, mas também outras escolas e instituições”, informou o IPVC.

Igualmente galardoada com a Bandeira Verde a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC tem um curso um projeto ambiental a construção de um campus mais saudável e amigo do ambiente.

Ao longo do ano foram várias as ações desenvolvidas como a plantação de diversas árvores assim como foram feitas análises à qualidade da água na cantina, nos bebedouros, no sistema de rega e no lago, sendo posteriormente analisadas nos laboratórios da ESTG-IPVC.

Os galardões foram entregues no passado dia 4 de outubro, no Dia das Bandeiras Verdes de 2018, numa cerimónia que decorreu em Pombal.

“O galardão Eco Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional denominada “seven steps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola”.