Altominho.tv

Risco elevado de exposição aos UV em Viana do Castelo

Quinze distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, no continente, e o arquipélago da Madeira.

Os distritos de Viana do Castelo, Leiria e Faro, no continente, e as ilhas Terceira, Flores, Faial e S. Miguel, nos Açores, estão com níveis elevados.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral, em especial da região Centro e do sotavento algarvio, dissipando essa nebulosidade durante a manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no sotavento algarvio.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado a partir do início da tarde, de noroeste, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas e, de sudoeste, na costa sul do Algarve.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e do sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 36 (em Évora).

No distrito de Viana do Castelo são apontados 14 graus de temperatura mínima e 26 de máxima.