A primeira fase do Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Cerval, o primeiro do género em Portugal, já se encontra operacional. Este centro aglutina no mesmo espaço os recursos e viaturas da Proteção Civil dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença.
Em comunicado, as autarquias afirmam que o “Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Cerval é um acordo inédito, no âmbito da preservação e proteção da floresta contra incêndios que visa a partilha de meios e recursos na prevenção da floresta e na segurança das populações”.
Concluídos alguns trabalhos de beneficiação, já se encontram estacionadas as viaturas afetas à Proteção Civil dos dois concelhos, às equipas de Sapadores Florestais 20-111 e 19-111 e à equipa AFOCELCA, instituição que funciona como agrupamento complementar de empresas e que possui uma estrutura profissional de combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em estreita coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que dispõe de um centro ali instalado, também procedeu a uma reatualização dos métodos utilizados, passando a disponibilizar dados meteorológicos específicos e úteis de apoio ao trabalho do Centro Intermunicipal na prevenção dos fogos florestais, com atualização de 10 em 10 minutos.
Na nota enviada, os dois concelhos adiantam que próximo objetivo “passa pela formalização do modelo numa Associação Intermunicipal de Proteção Civil, através da qual os municípios possam apresentar uma candidatura conjunta a fundos comunitários para obter apoios para desenvolver e alargar este projeto”.
“Enquanto instrumento de cooperação, o Centro Intermunicipal de Proteção Civil no Cerval pode ainda estabelecer parcerias de colaboração com outros agentes de Proteção Civil no âmbito do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais e demais matérias da competência da Proteção Civil”, referem.
Acrescentando que “este acordo intermunicipal aponta ainda para a promoção da melhoria e capacitação das infraestruturas do Aeródromo de Cerval na área de influência dos meios aéreos e terrestres no âmbito operacional de Proteção Civil”.