Altominho.tv

Melgaço celebra Dia do Brandeiro no fim-de-semana

Nos dias 4 e 5 de agosto, a Branda da Aveleira, em Gave, Melgaço, reúne toda a população para lembrar a cultura da transumância. A aldeia melgacense recebe, neste fim-de-semana, o Dia do Brandeiro, um evento celebrado há cerca de 22 anos pelos seus habitantes.

Durante os dois dias, os visitantes e melgacenses terão a oportunidade de observar e conhecer a cultura brandeira. A Branda da Aveleira, situada nas zonas mais altas do Alto Minho, é composta por cerca de 80 casas, denominadas cardenhas, que eram os abrigos dos brandeiros que cumpriam a chamada transumância. Nestes aglomerados de construções de granito, os pastores passavam os dias entre maio e setembro, no clima brando. Estas construções eram autênticas aldeias de verão, também chamadas por alguns Verandas.

Os gaiteiros do ‘Rio Mouro’ fazem a abertura do evento no sábado de manhã e interpretarão música de raiz celta. Do programa há a destacar a palestra cultural ‘Onde o Passado Encontra o Futuro’, por Rodrigues Lima, e o cortejo etnográfico sob o tema: ‘A Transumância’ – uma tradição secular que chegou a mobilizar uma centena de brandeiros em meados do século XX.

O programa do Dia do Brandeiro comemorado, todos os anos, no primeiro sábado de agosto, inclui ainda o concurso ‘Apanha do porco’, a ‘Caminhada do conhecimento’, uma corrida de cavalos e animação musical.

Esta iniciativa está integrada no “Melgaço em Festa“, que se assinala entre os dias 3 e 17 de agosto, em vários locais do concelho.

Redes Sociais

Mais de 50.000 pessoas acompanham a Altominho.tv nas principais redes sociais. Junte-se à nossa comunidade no Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Acompanhe-nos nesta viagem pelo Alto Minho!