Entre 16 e 19 de agosto, Vila Nova de Cerveira vai acolher mais uma edição da Festa da História. Mercadores, taberneiros, artesãos e associações interessados em participar podem submeter inscrição até à próxima sexta-feira, dia 22 de junho.
‘Rainha Santa Isabel, Rainha Peregrina Jacobeia’ é a temática deste ano, evocando a intensa devoção jacobeia do povo luso e dos seus nobres, do clero e ainda dos seus soberanos, durante o período medieval. Entre os peregrinos jacobeus, destacava-se a Dª Isabel de Aragón (1270-1336), Rainha de Portugal, pelo casamento com D. Dinis, cuja vida foi pródiga em factos piedosos dirigidos ao serviço dos pobres e necessitados, à Igreja e ao povo.
Integrando o Caminho Português da Costa dos Caminhos de Santigo de Compostela, Vila Nova de Cerveira celebra este evento com uma vasta programação. Em destaque está o cortejo medieval e um conjunto diversificado de espetáculos de teatro, música, falcoaria real, malabarismo e acrobacias, demonstração de serpentes, danças orientais e ofícios, para além da adesão de mercadores, taberneiros, artesãos e associações.
Os interessados em participar neste evento podem apresentar as suas candidaturas nos Serviços Culturais da Câmara Municipal.
Com organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História de Vila Nova de Cerveira decorre durante quatro dias, nas ruas do centro histórico e no Castelo.