Altominho.tv

Valença investe 50 mil euros em duas viaturas de combate a incêndios

A Câmara de Valença informou hoje ter investido 50 mil euros na aquisição de dois autotanques para “reforçar a capacidade de resposta” dos bombeiros locais no combate aos incêndios florestais.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que uma das viaturas, com capacidade para 10 mil litros, já está ao serviço da corporação de bombeiros.

Já o segundo autotanque, com capacidade para quatro mil litros, e com possibilidade de aceder a terrenos e zonas mais inacessíveis, “deverá estar disponível, em breve”.

“Com estes dois meios Valença fica mais capacitada para dar respostas mais eficazes”, sustentou o município liderado pelo social-democrata Jorge Mendes, destacando ainda “um investimento anual na ordem dos 120 mil euros, em ações de prevenção de incêndios, nas áreas florestais e nas zonas habitacionais.

“Queimadas controladas, limpezas florestais e de faixas de contenção, sensibilização das populações, reflorestação de áreas ardidas e aquisição são apenas algumas das medidas em curso em Valença”, especificou.