Lançada pelos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC), no passado mês de junho, a campanha “OPERAÇÃO PRATO LIMPO” apresenta já resultados muito positivos, informou o IPVC em comunicado de hoje.
“Uma redução de cerca de 12 por cento de desperdício alimentar em todas as cantinas do IPVC. O objetivo dos SAS-IPVC é aumentar ainda mais essa redução de forma a tornar praticamente residual o desperdício alimentar nas suas cantinas”.
O objetivo da iniciativa era sensibilizar toda a comunidade académia para o volume de alimentos que diariamente iam para o lixo.
Numa análise inicial os SAS-IPVC detetaram que mensalmente iam para o lixo cerca de 1 tonelada de alimentos, o que corresponde a um desperdício de 20% dos alimentos servidos.
Em Junho, os SAS-IPVC arrancaram com a campanha para a redução do desperdício alimentar.
Uma iniciativa que faz parte da Política de Responsabilidade Social dos SAS-IPVC.
A campanha centra-se em três orientações simples, mas importantes para que o desperdício alimentar diminua consideravelmente: “Pede apenas a quantidade de alimentos que desejas consumir; serve-te com a quantidade de alimentos que desejas consumir; vamos diminuir a capitação dos alimentos mais desperdiçados, devendo quem desejar solicitar maior quantidade ao colaborador da cantina”.
“Paralelamente os SAS combatem o desperdício alimentar através da doação de refeições produzidas e não servidas à organização RE-FOOD que, por sua vez, as distribui por famílias carenciadas”, pode ler-se ainda no comunicado.