Altominho.tv

Ponte de Lima – Legado Epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta

A correspondência entre António Feijó e o 2.º visconde de Pindela foi o mote dominante da última conferência de tributo ao poeta ponte-limense que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Orientada pelo advogado e escritor, João Afonso Machado, a palestra recuperou as cartas trocadas entre 1886 – período em que Feijó exerceu Direito a contragosto no escritório do irmão José antes da partida para o Brasil em carreira diplomática – e 1916 – ano subsequente ao falecimento de Mercedes e anterior à morte do autor de “Sol de Inverno” .

Esta sessão ficou marcada pela evocação da amizade entre ambos – porventura iniciada por intermédio de um amigo comum, o conselheiro Luís de Magalhães -, e pela referência às notas predominantes e transversais a três décadas de conversas epistolares.

Intercalando a comunicação com a leitura de uma seleção de missivas, o conferencista sublinhou a nostalgia sentida por efeito das saudades da “querida pátria”, destacou o espírito de sacrifício que lhes permitiu suportar as agruras dos “exílios” e salientou a recorrente menção aos achaques e padecimentos de cada um, reportados com mais ou menos pormenor.

Esta conferência, encerrou o ciclo de homenagem ao poeta.