Altominho.tv

“Acontece no Parque” quer promover os produtos endógenos

Com o objetivo de promover os produtos endógenos do Parque Nacional Peneda Gerês, as artes e ofícios tradicionais e a cultura local, a Porta do Mezio em Arcos de Valdevez, vai promover um ciclo de eventos onde a gastronomia autóctone merece um destaque muito especial.
Nesta que é uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional Peneda Gerês, “o visitante tem agora a oportunidade de conhecer melhor a Broa de milho, o feijão tarreste, a laranja de Ermelo ou a carne de vaca cachena, quatro produtos oriundos do concelho de Arcos de Valdevez que integram a “Arca do Gosto” do movimento Slow Food. Mas, mais que isso, tem a oportunidade de conhecer os verdadeiros guardiões destas raridades, aqueles que na sua atividade diária conservam o património genético das raças autóctones e as variedades regionais”.
“Neste ciclo de eventos estão também presentes as ervas aromáticas, medicinais e condimentares, os passeios micológicos ou os rituais do pão, a par de outras atividades igualmente enraizadas na cultura popular como as artes da cura, mezinhas e espanta males”, informou o Município de Arcos de Valdevez.
O projeto está focado na sustentabilidade económica, social e ambiental do território.
“Este projeto é também um apelo à participação cívica de cada um no desígnio de manter vida no Parque Nacional, seja adquirindo os produtos locais, seja participando em eventos ou outras manifestações que revertam para a sustentabilidade do território”.
A participação no ciclo de eventos é gratuita e as atividades tem início já neste fim de semana.