Altominho.tv

Caminha reforça aposta na valorização do Caminho Português da Costa

Com o objetivo de promover o Caminho Português da Costa, foi apresentada, no dia 13 de julho, a empresários dos setores da hotelaria, alojamento local, restauração e comércio, a curta-metragem “CAMINHA – Promoção do Caminho Português da Costa | Um Caminho, muitas histórias”, produzida pela Creative Session.

Através de testemunhos e experiências de quem percorre o Caminho, o vídeo destaca a autenticidade do território, bem como do trajeto que atravessa as freguesias de Âncora, Vila Praia de Âncora, Moledo, Cristelo, Caminha, Seixas e Lanhelas.

A curta-metragem foi apresentada por Diogo Fernandes, representante da Creative Session; Liliana Silva, presidente da Câmara Municipal de Caminha; Luís Machado Sá, comandante da GNR de Vila Praia de Âncora; e Liliana Barreiro, peregrina e membro da Associação dos Caminhos de Santiago. A sessão contou com moderação de Joana Whyte e ainda com um momento musical a cargo de Sara Pereira e Alexandre Carvalho.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) partilhou o vídeo da operação “Bom Caminho 2026”, uma iniciativa que decorre até 31 de outubro e que visa reforçar a segurança dos peregrinos nos principais percursos dos Caminhos de Santiago. A operação contempla ações de vigilância, sensibilização e apoio aos peregrinos, contribuindo para garantir que os trajetos oferecem condições de segurança, qualidade e confiança a todos os que os percorrem.

Paralelamente ao lançamento desta produção audiovisual, o município de Caminha desenvolveu também uma linha de merchandising alusiva ao Caminho de Santiago, envolvendo empresários e artesãos do concelho.

Os artigos, inspirados elementos patrimoniais associados ao traçado local do Caminho Português da Costa e nos seus elementos identitários, estarão disponíveis para venda nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora e poderão também vir a ser comercializados por empresários locais interessados.

Foto: Câmara Municipal de Caminha