Altominho.tv

Câmara de Viana investe 134 mil euros na Praça da Liberdade 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo procedeu, nos últimos meses, à empreitada de substituição de pavimento na Praça da Liberdade e Alameda 5 de outubro, um investimento de 134 mil euros, com o objetivo de renovar e valorizar aquele que é um dos principais espaços da cidade.

A empreitada, que foi agora concluída, permitiu a substituição das pedras partidas ou com desgaste na Praça da Liberdade, tendo ainda permitido o nivelamento das zonas de circulação pedonal.

A Praça da Liberdade foi idealizada na sequência do Plano Estratégico de 1995, no âmbito do projeto de reabilitação da Frente Ribeirinha da cidade e afirmou-se como uma nova centralidade em Viana do Castelo, acolhendo inúmeros eventos culturais e desportivos ao longo de todo o ano.

Nela está instalado o Monumento ao 25 de Abril, ou Estátua do 25 de Abril ou Estátua da Liberdade, uma homenagem do povo de Viana do Castelo a todos os que lutaram pela liberdade. A estátua foi materializada pelo escultor José Rodrigues e inaugurada no dia 25 de Abril de 1999.

Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo