Altominho.tv

Estudante-finalista de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo participa em festival internacional

Daniel Fernandes, estudante-finalista do curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo, participou no prestigiado festival Chefs on Fire – Madrid 2025, ao lado de alguns dos mais reconhecidos chefs nacionais e internacionais.

“A experiência, vivida no coração de um dos maiores eventos gastronómicos da Europa, é demonstrativa da aposta numa formação prática, transversal e, simultaneamente, com uma forte ligação ao setor profissional, preparando os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo”, deu hoje nota o IPVC.

Desde o primeiro ano, os estudantes do curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) “são incentivados” à participação em contextos profissionais reais, através de estágios curriculares, mas também de estágios extracurriculares, “que lhes permitam aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências em ambientes práticos, competitivos e de profunda aprendizagem”.

A participação de Daniel Fernandes no Chefs on Fire – Madrid 2025 surge como resultado do trabalho desenvolvido em contexto académico.

“Surgiu uma oportunidade de realizar um estágio extracurricular num restaurante em Espanha e, no final, os chefs Lydia del Olmo e Xosé Magalhaes do Restaurante Ceibe, Estrela Michelin, convidaram-me para integrar a equipa no evento em Madrid. Senti-me super entusiasmado e muito orgulhoso por representar o IPVC neste festival”, explica Daniel.

Para Daniel Fernandes, a formação que tem recebido na ESTG-IPVC tem-no ajudado “a crescer muito, não só em conhecimento técnico, mas também na forma de encarar o trabalho em cozinha”. “Aprendi – continua – a ser mais organizado, responsável e cuidadoso, e isso fez toda a diferença no festival”.

O estudante destaca ainda que “durante o curso, se aprende a trabalhar com ritmos diferentes, a lidar com imprevistos e a valorizar o papel de cada elemento da equipa. No Chefs on Fire, percebi que cada segundo conta e que o espírito de entreajuda é essencial”. Olhando para o seu percurso no Politécnico de Viana do Castelo, Daniel Fernandes fiz que fazer parte da primeira turma de Gastronomia e Artes Culinárias do IPVC é algo “especial. É como abrir caminho e deixar uma marca. Esta formação deu-me uma base sólida e, acima de tudo, a confiança para sonhar mais alto e continuar a evoluir.”

O coordenador do curso e docente Carlos Fernandes explica que “a experiência do Daniel é um reflexo do modelo de ensino que procuramos implementar: formar profissionais completos, capazes de enfrentar desafios reais e de se destacar pela qualidade e profissionalismo”. O coordenador sublinha ainda que “a ligação próxima com o setor e a aposta em experiências reais são fundamentais para preparar os nossos alunos para o futuro”.

Entretanto, esta segunda-feira, o Politécnico de Viana do Castelo promove, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a avaliação pública e externa da unidade curricular de Cozinha Internacional para os seus estudantes do terceiro ano.

Pela primeira vez, “os estudantes serão avaliados perante um júri externo, num momento que pretende aproximar a academia da comunidade e do setor profissional, reforçando a vertente prática e aplicada da formação”, deu ainda nota o Politécnico de Viana.