A Eurocidade Tui-Valença vai acolher, na próxima terça-feira, 16 de setembro, a ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30.
A iniciativa, de participação gratuita mas sujeita a inscrição prévia, insere-se na Semana Europeia da Mobilidade 2025, dedicada ao tema “Mobilidade para todos” e ao slogan “Combina e Move-te!”.
Ao longo da manhã serão debatidos os desafios da mobilidade urbana sustentável, a mobilidade inclusiva e a criação de territórios acessíveis para todos, contando com a intervenção de vários especialistas em mobilidade e planeamento do território.
O programa inclui ainda a apresentação do Estudo de Mobilidade Urbana Sustentável Transfronteiriça na Eurocidade Tui-Valença, pela engenheira Paula Teles. Este trabalho prevê a implementação de ações piloto a desenvolver pelos municípios de Valença e Tui, com vista a promover uma mobilidade mais sustentável e integrada, abrangendo toda a comunidade local.
A sessão pretende também dar a conhecer boas práticas nacionais e internacionais, incentivando a mudança de hábitos, o recurso a modos suaves de transporte — como andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos — e a intermodalidade.
A ação decorre no âmbito do projeto REDE_GOV_MINHO, cofinanciado pelo Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027.










