Altominho.tv

António Zambujo atua na 14ª edição do IKFEM Festival Tui-Valença 

O IKFEM Festival Tui-Valença regressa para a sua 14ª edição, que irá decorrer de 16 a 19 de julho. O grande destaque desta edição será a celebração dos 140 anos da Ponte Internacional Tui-Valença, assinalada no dia 18 de julho com 12 horas consecutivas de cultura ibérica.

A histórica ponte que liga Tui e Valença transformar-se-á num grande espaço cultural ao ar livre, aberto ao público a partir das 11h00 (PT), com entrada gratuita, acolhendo música, artesanato, gastronomia e momentos de diálogo transfronteiriço, reforçando o seu papel como símbolo da união entre Portugal e Espanha.

A programação musical decorrerá em simultâneo em três palcos – Tui, Valença e a própria ponte -, valorizando o talento da Eurorregião. Atuam os portugueses Maria João Soares, Hal Still Echoes e Monção Brass, bem como os artistas galegos e espanhóis Sheila Patricia, Best Boy, La MMarca – vencedores do concurso Novas Ondas Sonoras – e Julián Maeso. O encerramento da jornada ficará a cargo de Señora DJ.

Haverá ainda apresentações e degustações de produtos da Eurocidade, bem como o fórum Diálogos Transfronteiriços sobre Saberes Artesanais, organizado em parceria com o Ministério da Cultura de Espanha, no âmbito da programação prévia do IX Fórum Cultura e Ruralidades. Artesãos de Portugal e Espanha irão partilhar experiências e realizar demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais, reforçando a ponte como espaço privilegiado de intercâmbio cultural.

Já o festival, arranca a 16 de julho com os concertos de Wöyza e da portuguesa Emmy Curl, na Praça da Imaculada, em Tui, bem como com a tradicional sessão Balcón IKFEM, que contará com a participação de ambas as artistas.

No dia 17 de julho será a vez de António Zambujo, uma das mais reconhecidas vozes da música portuguesa, subir ao palco das Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença, para um concerto inédito ao lado da cantora galega Uxía.

O encerramento, a 19 de julho, contará com duas propostas particularmente simbólicas. Por um lado, o concerto de Elsa Roldán e Joaquín Barreira, na Catedral de Tui, integrado nas comemorações dos 800 anos daquele monumento. Por outro, o espetáculo de Borja Niso com Rosa Cedrón, que contará com a participação do projeto inclusivo CaixaSon e de um grande coro infantil de Tui.

 

Foto: Redes Sociais