Durante cinco dias, dirigentes, treinadores e atletas do Surf Clube de Viana (SCV) participaram numa experiência internacional de job shadowing em Las Palmas de Gran Canaria. Esta iniciativa integra o Projeto Kapacity for Sport, desenvolvido pelo SCV e financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, com aprovação pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude, Desporto & CES.
A mobilidade teve lugar entre 17 e 21 de novembro, após uma visita preparatória em outubro, e centrou-se na aprendizagem, partilha e integração de boas práticas nas áreas do surf, desportos náuticos e formação marítima.
O “Job Shadowing” do SCV permitiu aos participantes observar e partilhar metodologias de ensino, gestão desportiva e sustentabilidade ambiental, num contexto intercultural e colaborativo.
Este projeto engloba vários objetivos, destacando-se a aprendizagem de novas práticas e metodologias no ensino do surf e dos desportos marítimos; o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e interculturais em ambiente internacional; reforçar a dimensão europeia do desporto e criar redes de cooperação com outras instituições; promover a inclusão social, a diversidade e a sustentabilidade ambiental no desporto; observar boas práticas de governança, ética e gestão de equipas e atletas e reduzir a pegada ambiental das mobilidades e fortalecer a capacidade organizativa do SCV.
A atleta do SCV Marta Paço, campeã mundial Para Surfing e participante da mobilidade, descreveu a experiência como “um marco” no seu percurso. “Durante uma semana intensa em Las Palmas, fortalecemos as relações entre os membros do SCV e reforçámos o sentimento de pertença, cooperação e partilha que caracteriza o grupo. Tivemos oportunidade de conhecer projetos inovadores centrados nos desportos de mar, estabelecendo contacto direto com realidades inspiradoras e com impacto local. Surfar com o campeão mundial de bodyboard Armide Soliveres foi um momento memorável que jamais esquecerei e estou certa que vou fazer bodyboard mais vezes”.
O projeto contou com a cooperação do Ayuntamiento de Las Palmas, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Asociación de Escuelas de Surfing de Gran Canaria, Clúster Marítimo de Canarias (CMC), World Surf Cities Network (WSCN) e International Surfing Medicine Internacional (SMI).










