Altominho.tv

Jovem de Afife que mobilizou o país em onda de solidariedade, morre no dia de Natal

Morreu esta quinta-feira, dia de Natal, Ângela Pereira, a jovem de 23 anos, natural de Afife, no concelho de Viana do Castelo, que lutava contra uma doença grave e cuja história sensibilizou milhares de pessoas em todo o país.

A informação foi confirmada pela família, através de uma publicação nas redes sociais. “Antes de partir, pediu que fosse deixada aqui uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que, de alguma forma, a ajudaram, apoiaram, rezaram, enviaram mensagens ou simplesmente estiveram presentes ao longo desta caminhada difícil”, pode ler-se na nota. “Cada gesto, cada palavra e cada demonstração de carinho foram sentidos. Nunca esteve sozinha. Sentiu-se amada, acompanhada e amparada até ao fim”, acrescenta.

O estado de saúde da jovem agravou-se nos últimos dias, depois de ter desenvolvido um quadro de pneumonia. Ângela encontrava-se internada no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

A jovem tornou-se conhecida após ter lançado um apelo nas redes sociais, onde pedia apenas a partilha da sua mensagem, numa tentativa de chegar a médicos, especialistas ou associações que a pudessem ajudar. O pedido gerou uma forte onda de solidariedade nacional, com milhares de partilhas e mensagens de apoio.

Ângela Pereira enfrentava complicações graves após um transplante de medula óssea. No testemunho que partilhou publicamente, revelou que lhe tinha sido detetada uma infeção rara e de difícil tratamento, um aspergiloma, que comprometia seriamente a sua recuperação. “Tenho 23 anos, sou uma jovem menina com uma vida pela frente”, escreveu na mensagem que rapidamente se tornou viral.

A notícia da morte da jovem está a causar grande comoção, onde são muitas as mensagens de pesar dirigidas à família nas redes sociais.

Até ao momento, não são conhecidas informações sobre as cerimónias fúnebres.